domingo, 11 de setembro de 2011

ESPECIAL 10 ANOS DO 11 DE SETEMBRO


             Há 10 anos, ocorria o pior atentado terrorista da história do mundo e, consequentemente, dos Estados Unidos da América. Para ter uma ideia mais real de como esse atentado mudou o mundo, veja nossos posts antigos relacionados a esse atentado, o post opniao sobre a morte de Osama Bin Laden e o post original, morte de Osama Bin Laden .Esse atentado mudou o mundo. As normas de segurança, o modo com que as identificações ao entrar em qualquer país e etc, tudo mudou.  Na manhã do dia 11 de Setembro de 2001, 19 terroristas da Al-Qaeda seqüestraram 4 aviões dentro do EUA, que foram usados como armas para um atentado que entrou para a história e que causou cerca de 3.000 mortos.
            Dois dos quatro aviões seqüestrados tinham como endereço o World Trade Center (as Torres Gêmeas), com uma estrutura capaz de agüentar muito calor e não se abalarem com fortes choques. As Torres Gêmeas eram um ponto turístico em Nova Iorque, assim como a Estátua da Liberdade. 



           O primeiro avião (Boeing 767) que se chocou contra a torre Norte foi o vôo AA 11 da American Airlines, que partiu de Boston e ia em direção a Los Angeles, mas com a ação dos 5 terroristas presentes no vôo, o trajeto foi modificado. As 8h 46min e 40seg o vôo da AA 11 da American Airlines se chocou contra a torre Norte do World Trade Center, e bateu do 93º ao 99º andar. 
Boeing 767
            Nesse momento já havia muito pânico, correria e desespero por parte das pessoas que estavam próximas às Torres Gêmeas,a ponte do Brooklyn ficou absurdamente cheia pois todas as pessoas tentavam fugir dos escombros e da fumaça.
            Meia hora antes da primeira aeronave se chocar contra a torre Norte do World Trade Center, o segundo avião seqüestrado já estava levantando vôo de Boston e indo em direção a Los Angeles. Como o primeiro avião, a rota foi mudada por causa da ação dos terroristas, e agora ia em direção a Nova Iorque, mais precisamente, em direção a torre Sul do World Trade Center. Perto do horário em que o primeiro avião atingiu a torre Norte, os terroristas do segundo avião começaram a ação terrorista usando facas e spray de pimenta. Para conseguirem mudar a rota do vôo, os terroristas tiveram que matar os dois pilotos do vôo da UA 175 da United Airlines (Boeing 767-200). As 9h 03min e 11seg a segunda aeronave se choca contra a torre Sul do World Trade Center. O avião bateu entre o 77º e o 85º andar da torre Sul.


             Cerca de 1 hora e 20 minutos depois dos choques, as duas torres continuavam de pé, só que com incêndios localizados que foram se dissipando por toda a estrutura. A torre Sul (a segunda a ser atingida) desabou por volta das 10 horas da manhã. E perto das 10h e 30 min, a torre Norte desabou (a primeira a ser atingida), causando muito alvoroço, correria e muita fumaça nas proximidades das Torres Gêmeas.

            
            Mas vocês devem estar se perguntando: porque a torre Sul, que foi atingida depois, foi a primeira a cair?
            Pois bem, vocês devem ter lido que o avião que atingiu a torre Sul bateu contra andares mais baixos, mas não é só isso. As asas do Boeing 767 danificaram fortemente as fortes estruturas metálicas que sustentavam a torre.
            Mas por que a torre Norte também não caiu antes? Pois o avião que se chocou com a torre Norte pegou no prédio de raspão. Isso significa que as estruturas metálicas não foram muito danificadas. Mas o que fez com que a torre Norte caísse? Com o impacto, o avião explodiu, causando um incêndio generalizado na torre Norte, que foi perdendo instabilidade.


ESTRUTURA:

            O Complexo do WTC, de autoria do arquiteto Minoru Yamasaki, constituia de sete edifícios, dos quais se destacam as duas enormes torres construídas em uma grande praça.
            A estrutura de que tanto falo foi projetada por Leslie Robertson e John Skilling, seguiu o esquema utilizado por Fazlur Khan no John Hancock Center, de Chicago: o tubo. A estrutura do WTC era constituída, na verdade, por dois tubos, um dentro do outro. O tubo externo, medindo 63m x 63m, era formado por colunas de aço com 36 cm de larguras espaçadas a cada metro, com um espaço entre elas para estreitas janelas de 56 cm de largura.


            Yamasaki tinha muito medo de altura e, por esta razão, achou que as janelas estreitas tornariam o edifício mais seguro. O tubo interno no centro da torre - abrigando os elevadores, as escadas, os banheiros - tinha 41m x 26m e era constituído por 41 pilares de aço. Os dois tubos eram ligados por treliças com 1m de altura que suportavam o piso. Os pilares eram revertidos com alumínio, o que dava uma cor prateada às barras. Além disso, as torres gêmeas foram os primeiros prédios altos do mundo que foram construídos sem o uso alvenaria. Preocupados com a intensa pressão gerada pela alta velocidade dos elevadores e que poderia causar a flambagem dos pilares, foram fixados a eles painéis (drywall) para evitar sua instabilidade.
     O terreno era ocupado pelo rio e a rocha estava a uma profundidade de 21,4 m. À medida que o solo e a rocha iam sendo removida, a escavação era preenchida com lama a fim de manter as paredes da escavação firmes. Blocos de concreto armado eram colocados dentro da lama até quando se encostavam à rocha, posteriormente, o concreto era depositado sobre eles. Com o começo da construção do World Trade Center, uma enorme quantidade de areia foi tirada do local e colocada nas proximidades, formando uma praia pra os nova iorquinos.



  • O que mudou na segurança e na liberdade dos EUA?


- Parece que nada mudou, mas muitas pessoas estão à paisana e muitas câmeras vigiam as ruas de Nova Iorque, com medo de um novo 11 de Setembro. Depois do atentado, a visita na Estatua da Liberdade foi cancelada, mas a dois anos, a visita foi liberada novamente e com muitas novas regras, para melhorar a segurança nos locais onde há muita movimentação de pessoas como a Times Square, e a própria estátua. 

Mas também houveram mais dois ataques terroristas no dia 11 de Setembro: um contra o maior símbolo do militarismo americano, o Pentágono. As 8h 20min do dia 11 de Setembro de 2001, o vôo da American Airlines 77, que decolou do aeroporto de Dulles, na Virgínia foi tomado pelos terroristas as 8h e 54min (horário dos Estados Unidos), e às 9 horas em ponto, a companhia aérea American Airlines, dona do vôo AA 77 mandou cancelar todas as decolagens da empresa. Perto das 9h e 30 min, o serviço secreto americano foi informado de que essa aeronave estava sendo conduzida para a Casa Branca. E às 9h 37min o vôo AA 77 se chocou contra a fachada oeste do Pentágono.


E o outro foi uma aeronave da United Airlines (vôo 93) que partiu do aeroporto de Newark, em Nova Jersey, com destino à Califórnia com atraso as 8h e 42min. Perto das 9h e 20 min, funcionários da companhia avisam que dois aviões se chocaram contra as Torres Gêmeas, no complexo do World Trade Center, também avisaram que houve  invasão de cabine, e para todos os pilotos tomarem muito cuidado. Próximo das 9h e 30min os quatro terroristas a bordo seqüestram o avião e mudam a rota. O controle aéreo de Cleveland recebe mensagem de socorro e sons de luta enquanto o avião perde altitude. Próximo das 10h os passageiros resolvem iniciar uma reação para retomar o controle da aeronave. Um pouco depois das 10h, o terrorista piloto joga o avião contra um campo vazio de Shanksville, na Pensilvânia, a 20min de vôo de Washington.


DURANTE O ATENTADO DE 11 DE SETEMBRO, HOUVE POUCO MENOS DE 3.000 MORTES,INCLUINDO O ATENTADO AS TORRES GÊMEAS,AO PENTÁGONO E TAMBÉM À QUEDA DO AVIÃO EM UM CAMPO NA PENSILVÂNIA.

E HOJE (11 DE SETEMBRO DE 2011) SERÁ INAUGURADA O MEMORIAL DAS VÍTIMAS DO ATENTADO AS TORRES GEMEAS,NO MESMO LOCAL. A IDÉIA DO ARQUITETO FOI DEMONSTRAR O QUE O POVO AMERICANO SENTIU E ESTÁ SENTINDO. A CASCATA SIMBOLIZA O CHORO AOS PRANTOS DOS AMERICANOS,UMA COISA QUE NUNCA IRÁ VOLTAR,COMO NA FONTE,A ÁGUA CAI NO BURACO COMO SE FOSSE AS LÁGRIMAS E UMA COISA QUE NUNCA MAIS IRÁ VOLTAR.


O mesmo aconteceu no Brasil, 13 anos antes do 11 de Setembro

Um pouco mais de uma década antes de terroristas da al-Qaeda usarem aviões para atingir as torres gêmeas do World Trade Center, nos Estados Unidos, um brasileiro armado tomou um vôo da Vasp com o objetivo de atingir o Palácio do Planalto, em Brasília. Desempregado, o maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição, de 28 anos, culpava o governo por sua situação e queria atingir o centro do poder político do país.
            O vôo 375 da Vasp fazia o trajeto Porto Velho-Rio de Janeiro, com escala, dentre outros lugares, em Belo Horizonte, onde o maranhense entrou armado. Estavam a bordo 135 passageiros e oito tripulantes.

Curiosidades:

            O ataque terrorista da Al-Qaeda contra os Estados Unidos surtiu um efeito (positivo ou negativo – vocês que decidem) na indústria de cinema americana. A saga do bruxo Harry Potter tem vários pontos que remetem ao ataque as Torres Gêmeas,há pouco tempo postamos uma matéria sobre a comparação entre os filmes e os livros) Voldemort,o vilão da série, perseguiu o bruxo mais famoso das telonas durante 10 anos, o mesmo espaço de tempo que os Estados Unidos perseguiram um dos responsáveis pelos ataques as Torres Gêmeas e ao Pentágono, Osama Bin Laden. 

Um comentário:

  1. Por que será que as milhares de morte no oriente medio são menos importantes que as dos americanos..... Bom texto lucosa!

    ResponderExcluir