quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Especial: Harry Potter, diferenças entre os livros e filmes

          Um velho amigo meu, o Norlax do interessantíssimo Blog 220 volts, me pediu para fazer um post a respeito das principais diferenças filme/livro da historia do bruxo mais conhecido atualmente, Harry Tiago Potter.  Antes gostaria de ressaltar que li todos os livros (o que faz muito sentido), que gosto muito do mundo que J.K Rowling criou, e que quando eu mandar o post para meu parceiro, Norlax, ele fara as mudanças necessárias para o mesmo se adequar ao blog dele. Norlax juntamente com seu parceiro de postagens, Snica, estão fazendo diversas resenhas sobre os Harry Potters (filmes) no 220 v, em uma espécie de especial pelo fim da saga. Quero ressaltar também que relatarei as principais diferenças, aquelas que nos deixaram (os fãs da série) mais indignados, e darei uma nota pessoal em relação a boa, ou má, fidelidade dos filmes. Embora esse assunto não tenha muito a ver com a essência do meu Blog (isso faz deste um post especial), eu o postarei  no mesmo de qualquer jeito, tentarei postar o texto depois do 220 v, mas acredito que não fara diferença se isso não ocorrer . Então ai vão as diferenças que eu “mais lembro” (acredite é tudo de cabeça!):

*OBS*: a Nota que eu darei aos filmes, não são notas pelo filme em si, mas notas pela maneira com que o diretor conseguiu adaptar a história para um filme.

- Harry Potter e a Pedra Filosofal: NOTA( de 1 a 10) – 8


               O filme retrata com menos ênfase a sofrida vida de Harry com os tios. Já no mundo bruxo, Nicolau Flamel, de importância essencial ao drama, é mencionado meio que por obrigação no filme. Já adiantando algo presente em todas as adaptações, diversas curiosidades pertencentes aos acontecimentos em Hogwarts são ignoradas. O filme, também algo presente em todas as outras reproduções, não trás personagens secundários da serie como o fantasma que era professor de história, Sr Binns, e o poltergaist Pirraça. Coisas como o desafio da poção, que é mais um obstáculo para chegar a pedra filosofal é ignorado. A primeira face de Voldemort também não deixa de ser ridícula. Coisas de menos importância como que os olhos de Harry, são na verdade verdes e não azuis como os de Daniel e a não presença de eventos e personagens secundários não são compostos do filme.
A adaptação teve seus méritos, pois além da responsabilidade de ter escolhido como Hogwarts, o elenco e a trilha sonora iam ser, foi um estrondoso sucesso nos cinemas.

-Harry Potter e a Câmara Secreta: NOTA-6,5



               No livro, percebe-se claramente que Gina esta com um comportamento anormal (Gina na verdade estava “possuída” pelas memorias de Voldemort), enquanto no filme, do nada, Gina estava totalmente envolvida com a trama. As brigas de Lucio Malfoy e Arthur Weasley também são suavizadas nas telas. Também não há a maneira com que os três bruxinhos roubaram os ingredientes da poção polissuco. Como no primeiro filme, o professor Binns, de historia da magia, não foi adaptado, é Minerva que conta aos alunos o mito da câmara secreta, e não o contrario. Basicamente, são esses os aspectos mais relevantes, porem mais detalhes do verão de Harry e a vida em Hogwarts  são ocultados ou irrelevantes. Não se fala das cartas não respondidas de Harry.
             A adaptação teve seus méritos, pois além de demonstrar um basilisco muito convincente, teve que re-imaginar uma escola praticamente nova após a descoberta que o mito da câmara secreta era verdadeiro.




 Harry Potter e o prisioneiro de Askaban: NOTA 8,5


              É uma das adaptações que mais agradaram os fãs, porem muita coisa deixou de ser contada, entre elas:
-Como em todos os filmes, detalhes do dia-a-dia de Hogwarts são excluídos da adaptação.

-Também são deixados de lado detalhes da amizade do pai de Harry com Lupin, Petgrew e Sirius e seu relacionamento com ranhoso (Severo Snape).
-Não se revela para que servia a casa dos gritos.
-No filme tem-se a impressão de uma mudança de opinião do Harry muito rápida a respeito de Sirius (uma hora Harry acha que ele vai mata-lo outra hora já quer viver com ele). Enquanto no livro eles tem uma grande conversa sobro tudo que aconteceu.
-Detalhes menores como o que a firebolt de Harry é um presente de Sirius no meio do ano letivo, quando Harry nem o conhecia.
             A produção cinematográfica tem seus méritos. Ela, além de render um bom filme, faz com que a parte de difícil entendimento na trama, que é a que Harry e Hermione voltam no tempo, de uma maneira “entendível” e tecnicamente fantástica. Foi uma pena que Afonso Cuarón só dirigiu uma adaptação de Harry.

Harry Potter e o Cálice de Fogo: NOTA 8



            Sintetizando e indo diretamente mais no assunto, em Cálice de fogo, como nos outros longas, possui muito menos detalhes que são muito interessantes na trama (o livro é o mais longo ate então). Detalhes como que olho tonto “Moody” é falado no inicio como um homem sinistro, e no filme Harry só o conhece na escola. Também no livro a relevância dos elfos é menosprezada, além de não relatar a existência da elfa Wink (é ela que através da maldição imperious lança a marca negra no campeonato de quadribol), não relata também a exploração dos efós, a vida de Doby livre e nem a criação do grupo de proteção ao elfo domestico por Hermione, o F.A.L.E. Os fãs de Harry esperavam também mais detalhes da copa do mundo de quadribol. A parte com que a diretora Minerva ensina os alunos da Grifinoria a dançar (muito legal e cômica no filme) não existe na historia original.
              A adaptação tem seus méritos, pois fez um muito bom Lord Voldemort, um ótimo torneio tri-bruxo 
para os cinemas e por fim o diretor Mike Newell, agradou o público.

      Harry Potter e a Ordem da Fênix: NOTA 5


 
                    
                   Foi, sem dúvida nenhuma, um bom filme mas a pior adaptação. Embora seja  o maior livro, para o menor filme, o filme ocultou muitas, mas muitas particularidades presentes no enredo original, o que prejudicou o entendimento por parte da pessoa que assistia ao filme em relação a profecia em geral. Para se ter uma ideia, a parte do trem no livro tem 2 capitulos enquanto no filme nem aparece. A historia de Hagrid com os gigantes foi também excluída. Os N.O.M.S (Níveis Ordinários de Magia)  também são sublimadas no filme. São tantas outras coisas que não consigo nem lembrar, porém posso dizer que a primeira experiência de David Yates na direção foi boa para a massa, não para os leitores do livro. Detalhes da Armada de Dumbledore e do Ministério da Magia só serão revelados para quem decidir ler. Embora grande é um ótimo livro. O hospital bruxo, St Mungus, também não é mencionado (é la que estão os pais de Neville). No livro Harry tem muitos outros sonhos do que os mostrados no filme e Ronny entra no time de quadribol da Grifinoria. Para finalizar, no filme é Cho que é a dedo dura, porém na verdade foi sua amiga Marietta. Entre outras desavenças entre o enredo adaptado e o original.
              O diretor representou muito bem o ministério da magia, e as partes que botam Harry como mentiroso. Ele cria essa injustiça com Harry muito bem.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe : NOTA 8


            Foi com um pouco de duvida o livro que eu mais gostei, e também um dos meus filmes preferidos. David Yates com seguiu achar a sincronia que descreve a relação entre as coisas nos livros que ficam boas nos filmes e o inverso. Infelizmente, para os fãs de plantão, temos que concordar que se todas a memorias revidas de Dumbledore por Harry , fossem colocadas integralmente no filme , renderia um filme confuso e entediante (embora isso não ocorra no livro). No entanto, temos que ir para as diferenças, ai vão as principais:
- No livro a 5 memorias envolvendo Voldemort, mas no filme somente 2
-Não há no filme a mini batalha com os comensais instantes antes da morte de Dumbledore.
-Ainda em relação a morte de Dumbledore, no livro Harry não age por estar enfeitiçado (petrificus totalus), enquanto no filme ele assiste tudo calado.
-Não explicou com clareza a essência das horcrux, de grande importância na sequência.
-O MAIOR ERRO DO FILME foi não ter feito nenhuma referencia sobre o funeral de Dumbledore, marcante no livro.
                 Foi uma boa intepretação do livro.

Harry Potter e as Reliquias da Morte (parte 1 e 2): NOTAS 8 - 9



             Como foi o único livro que foi dividido em duas partes, as diferenças foram quase que insignificantes. A nota não é 10 nos dois longas pois na parte 1 houve um claro “enchimento de linguiça”. A despedida de Harry com os Dusley é extremamente emocionante no livro, passa despercebida, e a estadia do trio na casa dos Black é totalmente siblinimada no filme, enquanto no livro é de meses. Já na parte 2, um erro que irritou muitos os fãs foi a não explicação da historia e da briga entre Dumbledore, seu irmão Alberthorf e Grindewald, que resultou a morte da irmã de Dumbledore, Ariana.
           Foram boas adaptações, mas também com 5 horas e meia de filme, a adaptação do livro Reliquias, não podia ser diferente. Foi um final muito emocionante para milhões de pessoas ao redor do mundo.


Texto feito por João Pedro L. Ponce, revisado por Luca.

27 comentários:

  1. AEEEEEEEEEEE J.P. PONCEEEE MANDOU BEM DEMAIS, MELHOR POST DO ESPECIAL HARRY POTTER HAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  2. MERECE IR PARA O TOP 5 DO OMUNDONUMBLOG !

    ResponderExcluir
  3. muito legal mesmo Ponce. A ordem da fenix foi um dos melhores livros,mas como filme deixou muito a desejar, partes muito legais nao foram bem retradas, como a do ministério, que apareceu muito pouco. Entretanto esse continua sendo um ótimo filme,em minha opinião, melhor ainda àqueles que leram o livro antes de assistir o filme, já que assim ele(filme)pode ser entendido de maneira muito melhor.
    Alguns amigos meus que nao leram o livro acharam o filme totalmente sem nexo, e não gostaram,o que justifica a nota 5 no critério adaptação livro-filme... Parábens pelo ótimo post

    ResponderExcluir
  4. Ah e concordo com o Norlax que merece ir ao top 5 do mundo num blog

    ResponderExcluir
  5. Otimo post, muito bom, muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Vou postar de novo o Comentario."Muito Obrigado pedrinho. Como todo fã de Harry Potter sabe, não é dificil falar de Harry Potter, MAS meu texto ficou mt bom mesmo assim!!!!!!!!!("hum ponce mais como vc eh metido mimimimi, fodasse!=)")"

    ResponderExcluir
  8. Ponce vc é metidinho hein!
    Modéstia a parte boa matéria.

    ok
    vlw
    flw
    ... saindo

    ResponderExcluir
  9. Boas observações, mas não concordo em alguns pontos. A pior adaptação para mim foi a do Prisioneiro de Azkaban, eu assisti o filme inteiro com uma vozinha na minha cabeça dizendo "ei, isso não foi assim". Foi um bom filme, mas em comparação ao livro, deixou muito a desejar. Além disso, você colocou o da Ordem da Fênix como a pior adaptação e eu não concordo. Achei essa uma boa adaptação, inclusive não acho que a Armada de Dumbledore foi mal explicada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita valorizacao pelo ultimo.filme so porque e o final.Prisioneiro de azkaban merecia um 9 tambem.foi muito bom e cortado pouquissima coisa.Discordo

      Excluir
  10. por favor,me sigam ,todos que tem blog e que gostam de Harry potter,por favor me sigam meu blog esta aki embaixo:
    www.themeueumagico.blogspot.com
    eu amo Harry Potter,e meu mundinho ta la quem visitar e seguir meu blog eu sigo tbm hein!!

    ResponderExcluir
  11. e a diferença e enorme ... falo eu que tenho toda a coleçao do livro e filme , realmente a diferrença e enorme mas mesmo assim o fime nao deixa de ser muito bom

    ResponderExcluir
  12. a parte final da varinha no filme que ele quebra.
    ja no livro ele repara a dele e esconde a varinha das varinhas.

    ResponderExcluir
  13. Concordo!!! Principalmente com a nota do quinto filme. Eu não entendi a parte da profecia, porque eles queriam aquilo??? Por isso comprei os livros, se gostava dos filmes , imagina dos livros

    ResponderExcluir
  14. você esqueceu um pequeno detalhe
    no livro prisioneiro de azkaban harry vai na sala de lupin e ve um gridlow mas no filme não, no filme reliquies da morte parte 1 lupin pergunta a harry que criatura estava em sua sala quando ele entrou la na primeira vez, e harry responde um gryndilow então ficou mau esplicado.

    ResponderExcluir
  15. Quando David Yates pegou a direção, os filmes do HP ficaram decadentes.
    Eu achei o 6o filme o mais entediante e chato de todos.
    O 8o filme também ficou super corrido mas até que bem feito porém uma parte que mordeu de modo bem feio foi que Harry não consegue a varinha de fenix com a Varinha das Varinhas, ele acaba ficando com a do Draco mesmo. TERRÍVEL!!

    ResponderExcluir
  16. Estou lendo agora o HP e as relíquias da morte, e tendo visto o filme uma segunda vez antes de ler o livro, estou começando a notar diferenças gritantes entre livro e filme, ainda não terminei de ler, estou ainda no capítulo oito, o casamento, e já sei que seria impossivel dar mais do 7 de nota para a adaptação do filme de as reliquias da morte... são enormes, múltiplas e gritantes diferenças entre filme e livro...

    ResponderExcluir
  17. Cara sua poser Harry Potter é perfeito !Os livros são nota 10 !!!!

    ResponderExcluir
  18. Não concordo com algumas coisas. Harry Potter e a Câmara Secreta só com 6,5? Para mim foi o melhor da série (até agora, pois não vi os dois últimos). Merecia um 8.
    Até o terceiro filme, estava bom (apesar dos alunos usar roupas de trouxas no castelo, um absurdo). O Cálice de Fogo é "bobão" com aquelas partes da Cho. A Ordem da Fênix é ruim, sem dúvida o pior de todos. O Enigma do Príncipe foi fraco em comparação com o livro, não mostrando muitas coisas como as outras horcruxes e mudando a característica dos personagens, como Horácio, o professor de poções.
    Enfim, os livros são nota 10, são excelentes! Os filmes, com exceção dos três primeiros (apesar das roupas de trouxas), são os melhores. Espero não me decepcionar com As Relíquias da Morte 1 e 2, pois o livro é ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção: Os filmes, com exceção dos três primeiros (apesar das roupas de trouxas), são muito, muito, muito fracos mesmo! Para mim, decepcionantes!

      Excluir
    2. Calice de fogo e o pior filme de Harry Potter o que foi mutilado mesmo.cara deu uma valorizada grande olha que nem sou fanatica ate o enigma do.principe e menos pior que o Calice de Fogo faltou tudo a esfinge e as ferias na toca que nao mostrou praticamente nada e detalhes dos comensais da morte e voldemort.Deu valorizada ai

      Excluir
  19. Nossa, acho que vou ler o livro.

    ResponderExcluir
  20. O filme é fantástico mas os livros são melhores :)

    ResponderExcluir
  21. Muito bom, porém quem conjuga a Marca Negra na final do campeonato mundial não é a Wink, é o filho do Sr.Crouch

    ResponderExcluir