terça-feira, 9 de agosto de 2011

São Paulo: Uma cidade que tenta responder a pergunta, estaria o povo brasileiro mudando?

Recentemente tive a oportunidade de me encontrar com a maior megalópole da nossa américa latina. É estranho, mas é também um hábito meu "pesquisar"  um pouco da cidade que eu estou visitando ( um hábito familiar) ; e não pude não notar que "sampa", como dizia Caetano Veloso, tem um IDH(Índice de Desenvolvimento Humano) consideravelmente elevado para o padrão brasileiro (0,850, aproximadanmente). Perpenticularmente a esse dado, presenciei um perceptível descaso humano, descaso esse mais evidenciado nas áreas de padrões elevados. São nessas "áreas de padrão elevado" que a desigualdade é desmascarada e totalmente perceptível. Porém esse "perceptível" anteriormente dito, parece valer só com os "não-paulistanos". Desconsiderando o termo classe média (pois essa se disfarça de classe alta) vemos nas ruas pessoas de ternos de 3.000 reais ao lado de pessoas praticamente sem roupa. Pessoas que acabaram de gastar 250 reais em uma refeição se encontram com esqueletos "vivos". Pessoas exalando perfumes inacessíveis ao padrão brasilero ao lado de pessoas que parecem tomar banho quando chove (por sinal uma chuva ácida). Como se isso não bastasse há uma certa acomodação dessa desigualdade, como se isso fosse natural por parte dos paulistanos. Porém penso também que isso tem que ser natural em São Paulo, as pessoas são obrigadas a se acomodar, a cidade força o indivíduo a isso.
               Mas não é disso que pretendo falar, algumas  pessoas em São Paulo estão realizaram ações que me deixaram intrigado e me perguntei novamente , estaria o povo brasileiro mudando, definitiva e diretamente? Esses atos, que daqui a pouco falarei, só me levaram a concluir uma verdade mais que óbvia para uma realidade mais que antiga, uma cidade não é composta por determinadas ações de determinadas pessoas, mas sim de uma que parece ser uma única ação de um único ser, como se a cidade fosse  um organismo pulsante que toma suas decisões, e essas desisões tomadas por ela são demonstradas (ai que sim), por diversas ações de diversas pessoas, mas que, como o raciocínio já diz, representa um única e gigantesca ação. Algumas pessoas a chamam de rotina.  Esse pensamento será melhor explicado no texto se você decidir  ler meu texto na integra.
                     Pude observar em São Paulo que a "mudança", a qual me refiro, parece estar acontecendo em lugares com maior pavimentação de pessoas, como por exemplo nos populares "metrôs".  Frequentei a nova linha do metro de sampa, a linha amarela(que ainda está em expansão). Nela pude notar que além da nova linha contar com trens, linhas e estações de embarque  de alto padrão de qualidade, normas simples mais intensamente desrespeitadas infantilmente pela maioria dos brasileiros, estavam sendo respeitadas. Normas essas como não fumar ou jogar lixo no chão, boa utilização dos banheiros públicos entre outras. Talvez isso deve-se ao fato da população ter visto o forte investimento nos metrôs ou terem percebidos que os metrôs também é dela. Isso notavelmente mostra uma mudança para o cenário nacional, contanto há realmente muita, mas muita coisa mesmo para se fazer para que essa mudança, seja apenas o começo de uma bola de neve na cidade de São Paulo.
Trens da linha amarela.
A ideia do metrô remeteu-me a uma expressão que eu  já ouvi falar nas aulas de sociologia, que é que uma sociedade tem que mudar "de baixo para cima". É a base de uma população que guia as mudanças que a mesma realizará(talvez seja por isso que nos lugares de maior pavimentação essa mudança já tenha ocorrida). Essa mudança sera realizada pela base social pois além dela ser maioria em uma nação mas também porque ela é base politica-econômica da mesma.  A frase sublinhada é válida na maioria das situações de uma sociedade. Por exemplo, como a politica não é nada mais do que o reflexo do povo com um terno, se o tal povo mudar, a politica deverá acompanhar essa mudança. É evidente que mudanças como "não jogar papel no chão" em um local de uma única (porém grande) cidade, não responde a pergunta do titulo do meu longo post. Estaria o povo brasileiro mudando? Acredito eu que como uma sociedade se muda através da base, uma mudança em si começa através de pequenas ações.

               Para mim é uma questão de tempo nós começarmos a aplicar essa positiva mudança em outras ações simples e errôneas como:

-maior respeito com o bem publico.
- dirigir usando o celular .
-respeitar idosos e profissionais como os professores.
- entre outras.

              Para mim, também é muito triste saber que outras ações simples de serem corrigidas demorarão muito mais tempo do que as que eu citei anteriormente, como:

- Cometer um crime por não conseguir  respeitar a religião do próximo, ou o modo com que a fê ele expressa..
-Cometer um crime por não conseguir respeitar a opção pessoal e individual, que é a da sexualidade do próximo.
-Cometer um crime por não conseguir simplesmente compreender que o outro é diferente porém, ao mesmo tempo, igual a você.
-Cometer um crime por não conseguir entender que seu direito acaba  quando começa o do outro.
OBS: considero importante frisar que, por exemplo, quando relatei qualquer item , não quer dizer que eu concorde com ele. Melhorando afirmação, no item 1 quando remeto a religião , não quer dizer  que eu respeite 100% as práticas religiosas no Brasil, mas sim que eu não cometo um crime por não respeitar.


                       Voltando a pergunta do titulo, posso responder que sim, clara e facilmente. Primeiro que um povo muda a cada instante de milhões de maneiras diferentes, segundo que(não sei se isso é positivo ou não ) o Brasil necessita essa mudança para poder continuar com sua legislação e seus sistemas arcaicos de infra estrutura funcionando.

                       AGORA peço a você que comente três coisas:


1-Para você o povo brasileiro está mudando? 
2- Ele precisa mudar?
3-Como fazer ele mudar positivamente no presente?

Obrigado pela sua atenção, pretendia abordar mais alguns assuntos nesse post, mas o tempo e disposição me impossibilitam. Futuramente farei uma parceria com o blog 220v , a respeito de um assunto que muito me interessa , que é o fantástico mundo de Harry Potter. Prometo por parte do blog mais postagem, obrigado!

Texto escrito por João Pedro Liuti Ponce, e revisado por Luca.

3 comentários:

  1. Um post muito bom e informativo, gostei bastante e finalmente o povo brasileiro esta mudando!

    ResponderExcluir
  2. É realmente notável essa mudança da população do Brasil, leia-se locais em que há maior intercâmbio de culturas, como São Paulo e Rio. No entanto, há de se esperar que essa mudança seja positiva, como o texto fala, no sentido de melhorar alguns aspectos como menos lixo nas ruas, já que não podemos adotar posturas etnocêntricas.

    Já que somos parceiros (Mundo num Blog e Cotidiano Escrito), trago em primeira mão a notícia de um post similar, comparando a cultura cotidiana da Espanha e do Brasil, fazendo correlações com os aspectos citados neste post.

    Em breve, redações duplas nos dois blogs com temas atuais a nível nacional.

    ResponderExcluir