sábado, 29 de outubro de 2011

Projeto Londrina: saber lidar com vitórias e derrotas.

O Projeto Londrina concorreu ao VIII Prêmio Jovem Talento da Ciência da UNOPAR, nesta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28 de outubro. Foi uma pena que ele só concorreu. O ganhador na nossa categoria foi um trabalho chamado Interferência na vida humana com a construção da usina de Mauá , ou algo assim. Não consigo explicar como está sendo triste para uma parte dos integrantes do Projeto Londrina, essa derrota. Nós aprendemos de forma expressiva com o Projeto, conversamos com pessoas importantes, entendemos (ao menos uma parte) como funciona a relação humana em uma cidade ascendente, mas não ganhamos. Eu peço a Deus que o projeto, Mauá não sei o que, tenha realmente merecido essa vitória, pois o Projeto Londrina suou sangue para buscá-la, embora não tenha conseguida a mesma.  



Particularmente eu, João Pedro Liuti Ponce, acredito que sou o que mais se chateou com a vitória do Mauá . Eu não estava presente na vitória na UNIFIL, assim associo-me como um dos responsáveis com a derrota da UNOPAR. E ainda não consigo entender como nosso projeto não ganhou, por mais errado e mesquinho que essa frase pareça. Todos os jurados, todos, gostaram muito do nosso trabalho, a primeira perguntava ao longo da explicação como a gente tinha feito aquilo ou isso, entusiasmadamente. O segundo, ao final da explicação, disse que nosso trabalho era mais que bom, era valioso em campanhas políticas e etc, além do mais, era amigo do pai de Luca Bruschi. Já a terceira jurada, não consigo nem explicar, gostou muito mesmo, escreveu até mesmo uma frase em um papel em cima de uma mesa, a frase dizia: "Sozinhos não fazemos nada, juntos fazemos muito, UNIDOS fazemos tudo. Abraços.", quando mencionei  a coletividade com que o trabalho foi feito. 

Um dos pensamentos que rondou o grupo de integrantes foi que, a instituição (UNOPAR) delimitou os vencedores por escola, distribuindo os prêmios uniformemente, não gerando nenhuma idéia de "favoritos", tirando a vitória do Projeto Londrina. Para mim isso é conversa de perdedor, e o Projeto não é um. Mas  essas práticas realmente acontecem mas não podemos usar isso como desculpa, e nem , dizer que isso ocorreu com a premiação da UNOPAR.  O P. Londrina é um vencedor pois conseguimos atingir mais de 300 pessoas em nosso censo (o link é : censo) e, como já disse, aprendemos muito com o trabalho. Ganhamos junto e perdemos juntos. Além do mais ficamos felizes pelo projeto ganho de nossa escola, um projeto interessantíssimo que disserta a respeito da produção de etanol a partir de resíduos de grama, isso mesmo grama! E eles conseguiram extrair o álcool (postarei em breve uma postagem a respeito desse trabalho) . Embora ainda não consiga aceitar o fato de ter perdido, eu perdi.

Prefiro imaginar também que o Mauá ganhou por ser melhor ou por ter apresentado melhor e não por "politicagem".

Nós nos divertimos muito ao longo da feira, e no final de tudo..... é isso que vale!
Montagem da apresentação

O projeto vencedor da categoria exatas

Amigo do Projeto Londrina, com seu projeto

O grupo que apresentou

Ajustes finais

No aguardo de alguém para apresentar

Apresentando o trabalho para o presidente da câmara, que foi nos  homenagear 


Ele vendo sua própria entrevista




Texto escrito por João Pedro L. Ponce e revisado por Luca Bruschi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário