Charge sobre a situação do preço dos combustíveis no Brasil. |
Segundo o blog da Petrobrás, ela não se pronuncia sobre o aumento no preço do álcool e da gasolina pois "os preços são livres nas bombas. As distribuidoras de combustível são legalmente impedidas de exercer qualquer influência sobre eles. O preço final ao consumidor varia em função de múltiplos fatores como: carga tributária (municipal, estadual, federal), concorrência com outros postos na mesma região e a estrutura de custos de cada posto (encargos trabalhistas, frete, volume movimentado, margem de lucro etc.)."
Mas na minha cidade, não são "só" esses fatores que podem alterar o preço do álcool e da gasolina, pois aqui há uma "Cartel" dos postos de gasolina. Até já houve alguns atentados a donos de postos que não quiseram entrar para o cartel, mas infelizmente, hoje, a grande maioria dos postos da minha cidade, os donos dos mesmos fazem parte do mesmo cartel: o dos combustíveis.
Para um país que se diz auto-suficiente em petróleo, como pode esse "roubo" no preço do álcool e da gasolina, uma boa parte desse preço vem dos impostos escorchantes e também do preço que o cartel coloca. Acredito também que na maioria das cidades brasileiras, há carteis, como na minha.
Charge apresentando a possível explicação sobre o alto preço dos combustíveis. |
Este movimento já está se espalhando por todo o Brasil, vamos espalhá-lo por outras cidades e também por Londrina (PR), aqui estamos precisando. Nós do "Omundonumblog" não queremos incitar a violência.
Não bastando tudo isso, saiu uma notícia dizendo que o COPOM (Comitê de Política Monetária) projeta ainda mais aumentos nos preços da gasolina, que deve ser 2,2% maior este ano. (Para ler a notícia completa, veja nesse mesmo post, os links externos).
"O governo, as distribuidoras, e os postos entram com o pé, enquanto o consumidor entra com o traseiro nessa história."
Luca Bruschi Sperandio
Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
FONTES:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartel
- http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2011/04/07/preco-da-gasolina-mitos-e-verdades/
- http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/04/28/copom-projeta-alta-do-preco-da-gasolina-que-deve-ser-22-maior-este-ano.jhtm
Post escrito por Luca e supervisionado por Ponce
Cara, muito legal o seu ponto de vista.Mas na crise no mundo arabe tambem influencia fortemente diversos paises auto-sustentaveis como esta influenciando(em menor escala ) a Venezuela!
ResponderExcluirBOM texto , sso queria que vc falasse mais do mundo arabe e a crise .
BOM TRABALHO para os dois.
Jerferson
Gostei. vc deveria ser nosso presidente. meu voto e seu.
ResponderExcluiro que podemos fazer para isso melhorar?
ResponderExcluirpara melhorar temos que diminuir os veiculos
Excluir